top of page

Homossexualismo x Homossexualidade

  • Syndara Moraes
  • 10 de abr. de 2015
  • 2 min de leitura

homo.jpg

“Os ismos de nossas palavras não agregam somente significado às doenças. Se fosse assim, não teríamos as palavras jornalismo, fanatismo, niilismo, liberalismo. Não há como concordar mais. O fato é que, como a palavra homossexualismo já foi atribuída a uma doença mental que presumia um tratamento infundado e recheado de sequelas, e que há relativo pouco tempo foi retirada do rol dos males tratados pela psiquiatria, não há como negar sua carga semântica, seu valor, o que ela representa e o que já representou. O mundo das palavras é um universo tão grande quanto o nosso, no que podemos inferir de seus significados e capacidade de interação. Portanto, acredito que seja mesquinha a insistência da utilização de um termo que já machucou a tantos e matou milhares. É disso que se trata.”.

(http://cultpopshow.com.br/homossexualismo-x-homossexualidade-como-etimologia-pode-ajudar-na-propagacao-preconceito/)

A sexualidade é um termo bem complicado, se não o mais, de ser discutido.

No caso das palavras “homossexualismo e homossexualidade” pode-se dizer que seria falta de informação, pois ambos os termos estão corretos! Se verificarem nos dicionários encontrarão definições parecidas ou até mesmos iguais que serão: homossexualismo – práticas sexuais entre indivíduos do mesmo sexo. Na realidade, o “ismo” dá a ideia de ação, visto que, o homossexualismo seria a prática da homossexualidade; e o sufixo “dade” representa uma situação.

Como foi citada anteriormente, a palavra homossexualismo já foi atribuída a uma doença, por isso, ao utilizarem a mesma, mesmo inocentemente, saltará de sua boca como um insulto aos homossexuais. Insulto porque traz consigo uma imagem de preconceito e não aceitação já obtida antigamente.

O fato é que as duas palavras estão contidas no dicionário. Ambas são de uso correto. O modo como homossexuais não aceitam a palavra homossexualismo é mais questão ideológica. Se no lugar de homossexualismo fosse qualquer outra palavra, daria no mesmo.

“Naturalmente, os adversários do uso de “homossexualismo” argumentam que nada disso importa, pois o que está em questão é uma luta simbólica. Ao transformar a palavra em ícone de tudo o que é preconceituoso e opressivo contra os gays, tomando-a ao pé da letra de seu pecado original, provoca-se um estranhamento que desperta consciências”. (http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/homossexualismo-ou-homossexualidade/)

É tudo questão de aceitação, interpretação e até fanatismo. Não se deve levar a semântica dessas palavras ao “pé da letra”, se fosse por isso, jornalistas seriam doentes por praticarem jornalismo?

Mas, para evitar esse tipo de discussão, chamem os gays da forma como eles acharem melhor. Já que, para eles, o correto seria “homossexualidade”, ao referir-se a um, use o sufixo “dade” para não dar esse aspecto de preconceito ou passar um tipo errôneo de pensamento.

Todos os significados atribuídos a essas palavras têm seus conceitos e/ou representações históricas, só que levando em consideração o que já foi escrito até aqui, as duas grafias são dignas de pronunciamento. Porém, se o “ismo” carrega junto de si tanta indignação, façam o contrário.

 
 
 

Comentários


Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
Recent Posts

© 2023 by Glorify. Proudly created with Wix.com

bottom of page